Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Crescimento | Um dos principais objetivos do planejamento estratégico


Muitos empresários e administradores colocam o crescimento como um dos principais objetivos do planejamento estratégico, porque, em nossa sociedade, crescimento é sinônimo de sucesso. As empresas que deram excessiva ênfase ao crescimento, descobriram a duras penas, que o simples crescimento não é necessariamente o apogeu, a garantia de sucesso.

Só a procura por mais vendas e/ou desenvolvimento de novos produtos não garantem o crescimento da empresa. É necessário que duas premissas básicas sejam respeitadas:

a) reconhecer que mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, na tecnologia e na economia, marcam a nossa época, conhecida como “a era da descontinuidade”;

b) definir objetivos de crescimento, capitalizando oportunidades futuras, seguidas de planejamento estratégico esmerado para alinhar as potencialidades da empresa com essas oportunidades.

As empresas que lograram êxito são as que aumentaram o nível de suas vendas, e ao mesmo tempo incrementaram significativamente a margem de lucro.

Empresas bem sucedidas compartilham denominadores que nos permitem identificar algumas características que propiciaram o seu sucesso. As principais que todo empresário moderno precisa conhecer:

a) presença num mercado em crescimento ascendente;

b) produtos tecnologicamente sofisticados e que, por isso, ofereçam melhores perspectivas de crescimento do que aqueles que não acompanharam a evolução dos tempos;

c) lançamento de novos produtos, que contribuam com o crescimento das vendas, desde que, tenham sinergia com os outros produtos da empresa;

d) crescimento vertical através da aquisição de novos produtos.

Finalmente, ressalte-se que, a disposição para mudar e habilidade para planejar não são suficientes. Pessoas são a essência do negócio, a causa de seu crescimento ou declínio. Portanto, os aspectos: adaptação à mudança, planejamento esmerado e bons profissionais são as garantias que as empresas devem possuir, quando da consecução de seu objetivo de crescimento.